No Brasil todo mundo tem empregada

CB107858

O mais legal de morar em uma cultura diferente da nossa e olhar as coisas por mais de uma perspectiva. Uma das coisas que mais me chamou atencao desde que eu cheguei aqui e ate hoje ainda nao entendo e a questao da empregada. Olha a situacao, ontem eu estava conversando com uma colega de trabalho e ela estava me dizendo que a casa dela esta imunda e ela esta desesperada porque vai ter visita no final de semana, a visitante e uma amiga que vira com o marido e tres filhos. Apesar de estar super entusiasmada com a visita ela disse que a amiga dela nao trabalha, e dona de casa , e a casa dela e impecavel. Entao a minha colega se desesperou comecou a querer limpar tudo e nem sabia por onde comecar. Ai eu estava falando pra ela, que a minha casa e facil de limpar, todo dia eu limpo alguma coisa, sempre lavo as loucas, lavo as roupas, se vejo banheiro sujo eu limpo, meu cabelo cai muito entao tenho que estar sempre limpando o chao (ta vendo, nem preciso de cachorro :)), se alguem aparecer de repente na minha casa vai sempre encontrar tudo limpinho. Ela disse  que nao conseguia ser assim e completou, “se continuar assim eu vou ter que contratar alguem pra me ajudar”. Ai eu me lembrei e disse:

– Engracada essa nossa conversa, se a mesma conversa fosse no Brasil, provavelmente estariamos falando sobre empregadas, porque ao contrario daqui, no Brasil todo mundo tem empregada”.

– Mas aqui tambem temos as pessoas para nos ajudar a limpar a casa…

– E, mais a diferenca e que no Brasil elas estao la todos os dias, as vezes ate moram na casa. Se eu falasse aqui que eu tenho algo assim todo mundo iria rir de mim.

– E mesmo.

Eu sempre achei isso interessante aqui, mesmo aquelas pessoas que tem muito dinheiro e casas grandes tem somente o que nos brasileiros chamamos de “diarista”, que vem uma ou duas vezes no mes para fazer uma limpeza geral. Eu nao sei dizer sobre os milionarios porque nao conheco nenhum (infelizmente), mas as pessoas da classe trabalhadora, classe media e classe media alta limpam a propria casa. As vezes quando falo com amigos ou conhecidos no Brasil eles sempre falam “da empregada”, e como se fosse um “item” como dizer “eu tenho um carro”, “eu tenho uma casa assim, assado”. Aqui nao existe isso, voce nunca ve os vizinhos falando de empregada, seria ate estranho ouvir um vizinho, ou um colega de trabalho falando sobre isso. Aqui cada um tem suas tarefas na casa, isso mesmo, ate os homens (isso e assunto para um outro post) e a casa esta sempre limpinha e organizada. Bem, vai da pessoa.

2 Respostas to “No Brasil todo mundo tem empregada”

  1. celia Says:

    Quercia, aqui na Suecia tambem é assim; nao temos empregadas. Nós fazemos tudo. Tambem estranhei qdo cheguei aqui. Mamae tem uma Maria que já mora há 60 anos com ela. Ela fazia tudo em casa. Aqui chegando arregacei as mangas e mao a obra. Cada pais com sua cultura.
    Bjokas.

  2. Alessandra Says:

    Oi Quesia,entao,a maioria so tem diarista,mas tem muita gente rica que tem a empregada,como no Brasil,que sao as housekeepers. Trabalham 40 horas por semana e cuidam da casa como se fosse a dona,e muitas ate cozinham. Fazem compras,passeiam com o cachorro,lavam roupa,enfim,tudo que a empregada do Brasil faz.
    Bom ter vc de volta…Tava sumida.Bj


Deixe um comentário

